Subscribe:

Pages

sexta-feira, 15 de março de 2013

QUAL O LUGAR DOS ESTUDANTES NOS HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS?!

Pela segunda vez em menos de um ano os estudantes do Hospital Universitário Alberto Antunes (HUPAA) se vem desrespeitados e colocados de lado pela direção do Hospital e a Reitoria da Universidade Federal de Alagoas, que numa seqüência de fatores tem demonstrado seu caráter antidemocrático e se colocado lado a lado a precarização do hospital e da Universidade como um todo.

Para ilustrar a questão podemos citar a aprovação de maneira completamente arbitrária da Empresa
Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), com a clara desaprovação da comunidade universitária. Empresa essaque vem para dar abertura a iniciativa privada nos H.Us e com certeza tornar o espaço acadêmico cada dia menor. Acada dia que passa parece que nós estudantes estamos ali de favor, e, diga-se de passagem, incomodando.

Precisamos dizer a eles o que é de fato um grande incomodo. É um grande incomodo irmos diariamente aprender e prestar serviços a um hospital que não faz questão de dar condições acadêmicas para tal. Práticas cada vez mais cheias, por falta de contratação de médicos e professores, dia a dia nos depararmos com a faltade materiais ou exames que impedem o seguimento do tratamento do paciente. É um grande incomodo passartodos os dias por um belíssimo memorial do HUPAA quando não temos nem sequer uma sala para descansar, ounão termos uma biblioteca setorial ou ainda mais laboratórios que possam desenvolver pesquisas de qualidade evoltadas às demandas sociais.

É um grande incomodo termos que estar vigilantes mês a mês pra ver se a alimentação dos internos será cortada, ou ainda ter que disputar espaço para a tal falada “sala do estudante”. E mais, é um incomodo muito maiorver que o Diretor do nosso hospital sequer fez uma consulta eleitoral democrática para saber se ainda deveriacontinuar no cargo. Será que deveria?!

Todos esses fatores vêm reforçados pelo fato de não serem isolados, sabemos, que apesar da situação de outras universidades serem mais favoráveis a cerca da assistência a alimentação (como revela a pesquisafeita pelo Centro Acadêmico Sebastião da Hora – medicina), existem também processos de precarização dasuniversidades e hospitais universitários como um todo. Assim como sabemos, que apenas resolver a situação daalimentação dos nossos internos não resolverá o descaso com que a assistência estudantil é tratada nasUniversidades, por isso além de construir o CASH construímos também a ANEL (Assembléia Nacional dos Estudantes– Livre), a qual vem participando de diversas lutas (mobilização ano passado pela alimentação, luta contra a ebserh,luta contra o aumento das passagens, greve, marcha das vadias, luta contra a homofobia..) e que estará realizandoseu II congresso, nos dia 30 de maio a 2 de junho, em Juiz de Fora, no intuito de aglutinar e organizar essas diversasmobilizações que se alastram pelo país pelo mesmo motivo: o descaso com que é tratada a educação, e para darconseqüência a essas lutas é necessário uma entidade independente de governos e reitorias, financeira epoliticamente, a qual deve prezar pela ação direta, pela democracia de base e pela aliança com os trabalhadores.Estão todos convidados a construção e participação desse congresso!

E no caso dos H.Us? Bem, esse descaso culmina na aprovação da EBSERH. O governo federal tem deixadoclara a intenção de pouco a pouco tornar os hospitais-escolas “desnecessários” na sua existência enquanto ensino,pesquisa e extensão. Devemos deixar claro que iremos resistir a cada medida que nos coloque de lado naqueleespaço de ensino e assistência a população. Dizer que não vamos aceitar a forma antidemocrática com que a gestãodo HUPAA tem sido imposta e chamar os estudantes, professores e técnicos que também sofrem com essa faltade democracia e sucateamento do hospital às mobilizações. O lugar do estudante é na luta, reivindicando umaeducação e saúde de qualidade para a população!

PELA IMEDIATA CONSULTA A CERCA DA DIREÇÃO DO HOSPITAL! ABAIXO PAULO TEIXEIRA!
PELA IMEDIATA RETOMADA DO DIREITO A ALIMENTAÇÃO E AO ESPAÇO DO ESTUDANTE NO HUPAA!
NÃO A EBERSH! CONTRA A PRECARIZAÇÃO DOS HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS!

Mariana Pércia – 7º período e Isadora Lima – 6º período - Coletivo Nada Será Como Antes - UFAL

0 comentários:

Postar um comentário